Pular para o conteúdo principal

Logo mais as BOMBAS e SENSORES cuidarão de tudo!

O ano de 2014 foi um ano de grandes novidades tecnológicas em diabetes. E mesmo com o fim do ano se aproximando, mais lançamentos vão sendo anunciados! Se no primeiro semestre parecia que muita novidade já estava surgindo, foi no segundo que sonhos se tornaram realidade!

http://us6.campaign-archive2.com/?u=0c17efa329&id=a60fc2063c&e=ca0fcd2b5d

Vamos começar discutindo o que acaba de ser anunciado! Trata-se de um novo Sistema Bomba + Sensor da Medtronic, com funções muito interessantes e que o aproximam cada vez mais do sonhado pâncreas artificial. Aparentemente começará a ser comercializado na Austrália, com o seguinte nome: MiniMed® 640G System. Vejamos os diferenciais desse equipamento:

  • Na MiniMed® 640G a insulina é suspensa quando a tendência de queda de glicose levará o usuário a uma hipoglicemia (enquanto na Medtronic Veo a insulina é suspensa apenas quando a glicose atinge um valor previamente programado). Assim, ao invés de evitar apenas que a hipoglicemia se intensifique, auxilia para que o usuário sequer entre em hipoglicemia.
  • Na MiniMed® 640G assim que a glicose deixa de cair e se mantém em níveis alvo, a insulina volta a ser liberada para que o usuário não tenha hiperglicemia (enquanto na Medtronic Veo, quando a insulina é suspensa, ela permanece suspensa por 2 horas, a não ser que o usuário cancele a suspensão). 
  • Usa o sensor Enlite 2, ainda mais sensível às variações de glicose.

As principais limitações estão relacionadas ao fato de ainda se tratarem de um sistema de bomba (que depende de programação prévia e bolus selecionados pelo usuário) e sensor de glicose (que depende de calibrações com base nos resultados de glicemia capilar).


Na Europa o FreeStyle Libre, que já anunciamos algumas vezes foi lançado, com a promessa de, através de sensor com duração de 14 dias, substituir por completo as pontas-de-dedo (glicemia capilar). Contudo, talvez seja ainda um pouco cedo para aposentar por completo o glicosímetro...

http://youtu.be/0cXwO9YBJxE

Nos EUA foi, finalmente, liberada a comercialização do sistema integrado de monitor de glicose e bomba de insulina (Johnson & Johnson com Dexcom) que compete já alguns anos com a Medtronic na Europa (chamado Animas Vibe).

http://www.animascorp.co.uk/animasVibe

No Brasil, ainda no início do ano, chegaram o novo sensor da Medtronic, mais confortável e preciso, chamado Enlite, assim como a Medtronic Veo (bomba esta que suspende a liberação de insulina quando a glicose atinge um nível baixo, ajudando a evitar hipoglicemias severas).

Depois chegou o Glicosímetro iBGStar, da Sanofi, que se acopla ao iPhone 4, permitindo uma plataforma de interação e comunicação muito facilitada (além de a tira precisar de muito pouco sangue).

Mais para o final do ano, chegou a insulina Degludec, da NovoNordisk. Primeira insulina basal com duração muito maior que 24 horas.  

O seguinte informativo traz um resumo interessante das novidades do ano: diaTribe E, no final, a autora revela que:
"Espera por um futuro onde...
…os equipamentos estão mais integrados ao meu dia a dia;
…hipoglicemias e hiperglicemias serão muito menos frequentes;
…melhores cuidados não significarão mais um fardo e um aborrecimento;
…Eu não precisarei mais pensar tanto sobre diabetes!"

Certamente o Pâncreas Artificial contribuirá para isso!

Comentários

  1. Muito legal o post, Mark! Que fique a esperança de um mundo mais simples para todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Tenho diabetes a mais de 38 anos e Deus tem sido o meu provedor e atualmente moro nos Estados Unidos, ainda uso os aparelhos convencionais mas estou sonhando em usar o aparelho de vocês fiquei feliz pois assim terei uma vida bem normal em relação a minha atual sem ter que passar por tantas picadas de teste de glicose e tomar insulina tantas vezes ao dia e não passar por tantas quedas de insulina na semana.Que Deus os abençoe nesta investida nesta área tecnológica de novos inventos para Endocrinologia, pois com isso poderemos viver mais e com mais segurança. Jocélia Souza
    Florida 18/04/2016

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos