APLICATIVOS e PLANILHAS facilitam a Gestão do Diabetes


Como você faz para verificar tendências de baixas e/ou altas na glicemia? Observando apenas o número da glicemia de um instante, não fornece informação suficiente para que ajustes de dose sejam feitos. E decidir qual dose de insulina pré-refeição utilizar? Para ajudar nessas questões, é possível contar com algumas planilhas e aplicativos disponibilizados gratuitamente na rede.

MellitusOne: exemplo de relatório gerado.
www.facebook.com/photo.php?fbid=977128142318736&set=p.977128142318736

Nesta semana, por exemplo, foi disponibilizado o MellitusOne: planilha dinâmica na qual os dados de glicemia, doses de insulina, alimentação, etc. são computados e resultam em tabelas e gráficos que facilitam muito a visualização de padrões e tomada de decisão pelo médico e paciente para ajustes de dose de insulina, alimentação, etc.

www.facebook.com/Gliconline/photos/a.673478702663930.1073741831.596968333648301/1033141546697642

Para quem prefere usar o celular, uma ótima opção é o GlicOnLine. Nele, é feita programação com auxilio do médico e nutricionista a fim de que cálculos da necessidade de insulina sejam feitos de acordo com a valor da glicemia computada e da quantidade de carboidratos a ser ingerida. Além disso, a equipe de saúde têm acesso à distância e pode fazer ajustes que são automaticamente incorporados para os próximos acessos ao aplicativo. No momento, disponível apenas para sistema Android. Saiba mais em: https://goo.gl/4wU9zU e http://goo.gl/UpwPiq   


Alguns glicosímetros, como o Accu-chek Connect, por exemplo, permitem, também que a glicemia seja automaticamente transmitida por Bluetooth ao celular, gerando gráficos e auxiliando na tomada de decisão por dose de insulina e ajustes. Além disso, os dados do celular (como a glicemia daquele instante) são transmitidos para a nuvem e podem ser acessados à distância em tempo real por todos os que têm acesso, como: pais e médico.

https://goo.gl/BJQ5rn
Outro aplicativo que tem sido amplamente utilizado e recomendado por quem tem diabetes é o MyDiabetes ou Diabetes:M. Muitos de seus recursos são semelhantes aos do GlicOnLine, como: 1) extensa lista de alimentos e a quantidade de carboidrato em cada um deles; 2) programação de sensibilidade à insulina e razão insulina/carboidrato para cálculo automático de dose de insulina; 3) cálculo de insulina ativa (a fim de evitar sobreposição de doses de correção, com risco de hipoglicemia grave); 4) gráficos e tabela; 5) transmissão de informações para relógios com sistema Android; 6) entre outros. 

Leia mais sobre aplicativos úteis para quem tem diabetes em: http://goo.gl/UpwPiq 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?