Em junho deste ano o FDA, agência dos EUA que controla medicamentos e alimentos, determinou a ELIMINAÇÃO TOTAL da GORDURA TRANS de todos os alimentos comercializados no país. Agora a indústria terá até 3 anos para se adequar naquele país.
Quanto ao Brasil... Infelizmente ainda não há qualquer regulamentação que obrigue a eliminação total desse tipo de gordura dos alimentos! Por isso, estamos divulgando abaixo a carta aberta preparada pelas entidades SBD, SBEM e ABESO solicitando que o governo tome providências.
Além disso, fomos consultar a nutricionista Deise Santiago para saber quais as consequências do consumo desse tipo de gordura (escondida em grande parte dos alimentos industrializados) e quais são os alimentos mais "perigosos", ou melhor, com maior risco de conter essa substância. Vejamos abaixo.
"A gordura trans pode elevar o colesterol LDL, reduzir o colesterol HDL (colesterol bom), causar obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Ela é encontrada principalmente em produtos congelados, fast foods, sorvete de massa, industrializados como bolos, cremes e sopas, biscoitos, maionese, pipoca de microondas e margarina."
![]() |
www.cabesp.com.br/home/Materia/Visualizar/168 |
![]() |
www.diamundialdodiabetes.org.br/2015/08/28/carta-aberta-ao-governo-brasileiro-e-anvisa/ |
Deise L. Santiago
Nutricionista
CRN-3 40982
(11) 9 9305 9678
facebook: nutricionistadeise
email: nutrideisesantiago@gmail.com
Comentários
Postar um comentário