Pular para o conteúdo principal

Principais Novidades em 2017



Geralmente reportamos uma série de novidades farmacêuticas ou tecnológicas que estão em pesquisa ou já sendo lançadas para a melhoria do manejo e dos auto-cuidados com o diabetes. Contudo, neste ano os temas tem parecido se repetir. Fala-se ainda muito do FreeStyle Libre®, lançado no ano passado no Brasil, e do sistema de pâncreas-artificial híbrido 670G, aprovado pelo FDA também no ano passado. Mas e para este ano, 2017?

Sistema 640G Medtronic, com sensor Enlite e FreeStyle Libre
Além de acompanhar o lançamento oficial nos EUA e os comentários dos primeiros usuários do sistema 670G® da Medtronic®, no Brasil teremos em 2017 o lançamento do sistema 640G®, com seus importantes diferenciais, e a possível liberação do FreeStyle Libre® para crianças (e talvez também para para gestantes), além dos aplicativos para leitura do sensor Libre em celulares Androide.
iLet® ou Pâncreas Biônico
Nos diferentes congressos, que já estão acontecendo, será possível se atualizar quanto às pesquisas de desenvolvimento do sistema minimizador de hipo e hiperglicemias da Animas® (empresa do grupo Johnson&Johnson®), do Smartloop® da Bigfoot®, e do famoso Pâncreas Biônico iLet® da Beta Bionics®. Os desenvolvedores do OpenAPS - algoritmo disponível na rede com instruções de programação e de adaptação de hardware que permitem a construção de um pâncreas artificial híbrido caseiro - certamente comparecerão aos congressos para divulgar novidades e o número crescente de usuários dessa criação (entrevista com uma usuária abaixo). A BD® deve divulgar mais sobre sua Bomba Patch para pessoas com diabetes tipo 2, em desenvolvimento, e seu cateter para bombas, com o novo sistema FlowSmart®, já aprovado pelo FDA. E a Insulet®, fabricante da mais famosa Patch Pump, a Omnipod®, anunciou o lançamento próximo do controle em um celular bloqueado para outras funções da bomba e, mais adiante, integração com o sensor de glicose da Dexcom®. 

Mariana, usuária do OpenAPS, Pâncreas Artificial Caseiro

Leia no post abaixo sobre onde se atualizar! Eventos imperdíveis em  2017. O congresso ATTD, em fevereiro, já trouxe uma pitada das novidades, apresentado detalhes da aplicação do Eversense®, sensor de glicose implantável de 90 dias de duração. Foi possível também conhecer os planos de expansão de sua distribuição (inicialmente na Europa), além de ver as imagens do primeiro sensor em desenvolvimento pela Roche®. Em relação aos medicamento, mais resultados já estão sendo apresentados sobre a insulina ultra-ultrarrápida da Novo Nordisk®, que em breve deve ser aprovada, assim como o uso complementar de inibidores de SGLT-2 em diabetes tipo 1.

Nicky, a primeira usuária do Pâncreas Artificial Híbrido, Minimed 670G

Portanto, novidades não faltarão em 2017! Fique atento às nossas publicações aqui e especialmente em nossa página do Facebook (clique aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos