Principais Novidades em 2017



Geralmente reportamos uma série de novidades farmacêuticas ou tecnológicas que estão em pesquisa ou já sendo lançadas para a melhoria do manejo e dos auto-cuidados com o diabetes. Contudo, neste ano os temas tem parecido se repetir. Fala-se ainda muito do FreeStyle Libre®, lançado no ano passado no Brasil, e do sistema de pâncreas-artificial híbrido 670G, aprovado pelo FDA também no ano passado. Mas e para este ano, 2017?

Sistema 640G Medtronic, com sensor Enlite e FreeStyle Libre
Além de acompanhar o lançamento oficial nos EUA e os comentários dos primeiros usuários do sistema 670G® da Medtronic®, no Brasil teremos em 2017 o lançamento do sistema 640G®, com seus importantes diferenciais, e a possível liberação do FreeStyle Libre® para crianças (e talvez também para para gestantes), além dos aplicativos para leitura do sensor Libre em celulares Androide.
iLet® ou Pâncreas Biônico
Nos diferentes congressos, que já estão acontecendo, será possível se atualizar quanto às pesquisas de desenvolvimento do sistema minimizador de hipo e hiperglicemias da Animas® (empresa do grupo Johnson&Johnson®), do Smartloop® da Bigfoot®, e do famoso Pâncreas Biônico iLet® da Beta Bionics®. Os desenvolvedores do OpenAPS - algoritmo disponível na rede com instruções de programação e de adaptação de hardware que permitem a construção de um pâncreas artificial híbrido caseiro - certamente comparecerão aos congressos para divulgar novidades e o número crescente de usuários dessa criação (entrevista com uma usuária abaixo). A BD® deve divulgar mais sobre sua Bomba Patch para pessoas com diabetes tipo 2, em desenvolvimento, e seu cateter para bombas, com o novo sistema FlowSmart®, já aprovado pelo FDA. E a Insulet®, fabricante da mais famosa Patch Pump, a Omnipod®, anunciou o lançamento próximo do controle em um celular bloqueado para outras funções da bomba e, mais adiante, integração com o sensor de glicose da Dexcom®. 

Mariana, usuária do OpenAPS, Pâncreas Artificial Caseiro

Leia no post abaixo sobre onde se atualizar! Eventos imperdíveis em  2017. O congresso ATTD, em fevereiro, já trouxe uma pitada das novidades, apresentado detalhes da aplicação do Eversense®, sensor de glicose implantável de 90 dias de duração. Foi possível também conhecer os planos de expansão de sua distribuição (inicialmente na Europa), além de ver as imagens do primeiro sensor em desenvolvimento pela Roche®. Em relação aos medicamento, mais resultados já estão sendo apresentados sobre a insulina ultra-ultrarrápida da Novo Nordisk®, que em breve deve ser aprovada, assim como o uso complementar de inibidores de SGLT-2 em diabetes tipo 1.

Nicky, a primeira usuária do Pâncreas Artificial Híbrido, Minimed 670G

Portanto, novidades não faltarão em 2017! Fique atento às nossas publicações aqui e especialmente em nossa página do Facebook (clique aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?