Pilates e a necessidade de outras atividades físicas

O pilates é uma técnica de exercícios físicos criada pelo alemão Joseph Pilates, logo após a Segunda Guerra Mundial, e que tem ganhado muitos adeptos em academias e estúdios especializados, em todo o Brasil.

http://espacofitpilates.com.br/atividades/pilates/

Essa técnica se utiliza de uma série de aparelhos e ferramentas específicas, com o uso de cordas, tensores e molas, plataformas de deslizamento e bolas. O grau de dificuldade dos exercícios vai sendo gradativamente aumentado, em resposta à superação de cada etapa pelo praticante.

A educadora física Eliete Oliveira explica que o sedentarismo e o ritmo da vida moderna, a rotina diária de quem trabalha em funções que pouco exigem fisicamente são fatores que levam à perda da postura correta. "Acredito que esses fatores vêm ajudando a disseminar a prática do pilates hoje em dia", raciocina a educadora.

Eliete sugere que a prática do pilates seja associada a atividades aeróbias, como caminhada, corrida, bicicleta, natação. Assim, o efeito positivo para o controle da glicemia de quem tem diabetes pode ser potencializado. Essas atividades devem ser feitas com acompanhamento do educador físico, após uma avalição médica e nutricional. Dessa forma, a pessoa estará protegida e apta para a prática do pilates e demais exercícios físicos.

E não se esqueça de  medir a glicemia antes da prática de pilates, durantes (se estiver começando agora, se sentir algo diferente, ou se estava com a glicemia próxima ao limite inferior ao iniciar), e logo após. Caso, em qualquer um desses momentos, sua glicemia esteja próxima ao limite inferior, faça a correçao para evitar hipoglicemia. Em caso de hipoglicemia, corrija e aguarde que a glicemia aumente para continuar. Para isso, não deixe de sempre levar seu glicosímetro e balas/glicose e outros alimentos com você para a aula de pilates (assim como para outras práticas esportivas), e avisar seu professor sobre o diabetes.

Mais informações no livro: "Tenho Diabetes Tipo 1, e Agora?", e http://tenhodiabetestipo1eagora.blogspot.com/2010/09/atividade-fisica-com-seguranca.html

Veja também:

Exercício Aeróbio ou Anaeróbio? Qual é melhor?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?