Dia Mundial do Diabetes - Chamando a Atenção de Forma Criativa!

O Dia Mundia do Diabetes (World Diabetes Day), 14 de novembro, carrega, todos os anos, mensagens fundamentais de CONSCIENTIZAÇÃO e QUALIDADE de VIDA. Na postagem "Diabetes, por que se preocupar muito?" enfatizamos a necessidade de conhecer mais sobre o diabetes e se cuidar. As mensagens a esse respeito continuam claras durante este ano (veja informativos da Federação Internacional de Diabetes, IDF, abaixo). Mas nesta postagem serão destacadas algumas ações criativas às quais todos podem se envolver e disseminar a informação. Veja abaixo:
Este primeiro é o Big Blue Test! É um desafio internacional, liderado pela ONG Diabetes Hands Foundation. Nesse desafio o participante mede a glicemia, pratica entre 14 e 20 minutos de atividade física, mede a glicemia novamente, e compartilha os resultados na página do Big Blue Test. Com isso, além de se manter ativo, a ONG Diabetes Hands Foundation consegue doação de empresas para levar insulina e outros medicamentos e insumos de diabetes para comunidades muito pobres pelo mundo. O participante só fornece o resultado de sua glicemia antes e depois da atividade e já ajuda muito! Participe!  
Esta outra atividade é a Invasão Azul. Proposta do grupo Blue Power, que estimula o Novembro Azul pelo Diabetes no mundo todo, como o mês e a cor para chamar a atenção da população sobre a Pandemia de Diabetes, assim como a IDF. No caso, o grupo sugere reunião de grande número de pessoas vestindo azul em espaços públicos, para que a população note algo diferente e procure se informar. No dia 09 de novembro de 2013, às 20h, o grupo fará um jantar na praça de alimentações no Shopping Bourbon em São Paulo. Link para confirmação de presença, mais informações e divulgação de fotos de eventos organizados também em outros locais: https://www.facebook.com/events/593584210708913  
Já a Juvenile Diabetes Research Foundation, ONG americana que financia pesquisas para a cura do diabetes tipo 1, propõe que quem não tem diabetes experimente por 1 dia as preocupações de quem tem diabetes, com insulinização e medição de glicemia várias vezes ao dia, alimentação e contagem de carboidratos, correção de hipo e hiperglicemia, entre outras. Para isso, quem mora nos EUA pode enviar a mensagem de texto do celular T1D4ADAY para o número 63566 e, depois de 1 hora, passa a receber mensagens de texto lembrando sobre os cuidados, como se tivesse diabetes. Para quem não tem diabetes, pode pedir para um amigo que tenha enviar mensagens e ficar lembrando. E, ainda, procurar fazer contagem de carboidratos, fazer ponta-de-dedo e até simular aplicação de insulina durante 1 dia.  

Veja também as seguintes iniciativas:

- Sorteio da 3a edição do livros "Tenho diabetes tipo 1, e agora?". Para participar basta curtir a página: www.facebook.com/TenhoDiabetesTipo1EAgora e curtir a seguinte postagem:
www.facebook.com/photo.php?fbid=530230107064852&set=a.368393523248512.92828.368388199915711   


- Lançamento do livro "Aventuras a 90 de glicemia", de Bruno Pereira: www.facebook.com/events/1414817088747279


- Ações em todo o Brasil: www.diamundialdodiabetes.org.br/

- Ações no mundo: www.idf.org/worlddiabetesday/

Conheça o material de divulgação da campanha abaixo e fique a vontade para usar e ajudar a divulgar:






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?