Jovens Líderes em Diabetes de Todo o Mundo

Entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro acontecerá, em Melbourne, Austrália, a 3a grande reunião de JOVENS LÍDERES em DIABETES de TODO o MUNDO. São os Jovens Líderes em Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (YLD-IDF). 


Esse grupo começou a se formar em 2011, quando as Associações de Diabetes membro da IDF foram solicitadas a indicar jovens líderes de seus países. Jovens estes selecionados por suas características e atitudes de liderança, disponibilidade para ajudar outras pessoas, e desejo de fazer a diferença. Nesta primeira reunião dos jovens, em Dubai, participaram 85 jovens, representando 55 países. De lá para cá muito foi conquistado! Esses jovens se mobilizaram local e globalmente e desenvolveram importantes programas de educação e conscientização sobre o diabetes em seus países.


A 2a reunião aconteceu apenas com parte do jovens já envolvidos, em 2012, na Tanzania. A ideia principal foi levar o conhecimento e experiência dos Jovens Líderes da IDF para serem compartilhados com Jovens com Diabetes da África.


Agora em Melbourne a grupo se amplia de forma significativa. Associacões de muitos mais países indicaram seus jovens líderes para participarem. Serão 136 jovens líderes de todo o mundo, acompanhados e orientados por 15 faculties/mentores. Em relação à nossa região, IDF-SACA (América do Sul e Central), temos muito a comemorar. Em Dubai a região contava apenas uma jovem líder, a expressiva brasileira Claudia Labate, autora do logo do YLD-IDF, e um faculty/mentor, o brasileiro Mark Barone. Em Melbourno o Brasil contará com mais um jovem líder de destaque, o Ronaldo Wieselberg (assistente de coordenação do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes Brasileiro e autor do premiado Jogo de Cartas de Educação em Diabetes). Além dos do Brasil, entram agora no time da IDF jovens líderes da Argentina, do Chile, da Costa Rica e da Nicaragua.

Claudia Labate, Mark Barone e Ronaldo Wieselberg
Para mais informações, acesse o site do grupo Young Leaders in Diabetes (YLD-IDF): http://youngleaders.idf.org


Leia e acompanhe neste link as palestras e painéis selecionados (destaque para 5 painéis dos jovens brasileiros), que serão apresentados pelos Jovens Líderes da IDF durante o Congresso Mundial de Diabetes da IDF (entre 2 e 6/12/2013): http://youngleaders.idf.org/conferences/melbourne-2013     

Leia mais em:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes