Pular para o conteúdo principal

Aplicação sem agulha... uma realidade que está para chegar...

Um ano atrás, em 4 de setembro, publicamos um artigo que teve grande visualização e gerou comentários a respeito. Intitulado "E Insulina Sem Agulha, É Possível?", a matéria discutia sobre os injetores de insulina por pressão (jet injectors). Alguns comentaram que no passado haviam experimentado e que era mais doloroso que a aplicação com uso de agulha. Outro visitante disse que havia acabado de comprar um aplicador no exterior e que era super confortável. Para nossa surpresa esta questão veio a tona novamente neste ano, e as novidades são as seguintes...


- Em pesquisa recém publicada em uma das mais importantes revistas científicas da área de diabetes, Diabetes Care, os autores compararam aplicação de insulina utra-rápida com caneta de aplicação (com agulha) e com um modelo de jet injector, e concluíram que na aplicação com o jet injector: a insulina ultra-rápida teve sua absorção aumentada e efeito mais rápido (começou antes e terminou antes o efeito da insulina ultra-rápida em questão), o que os autores viram de forma positiva, já que é mais semelhante à forma de ação da insulina secretada pelo pâncreas de quem não tem diabetes.

- Aparentemente os jet injectors de hoje estão melhores que os do passado. No passado a pressão era produzida por ar comprimido e hoje é por uma mola. Além disso, outras partes do aplicador devem ter sido aperfeiçoadas a fim de produzir uma aplicação mais confortável.


- E para a alegria de quem gostaria tanto de testar um jet injector, pode comemorar. Finalmente está chegando ao Brasil um equipamento (Safe-Inject), que segundo o laboratório que o comercializará (Hemocat), estará disponível a partir do final do mês de outubro de 2011!

- Tivemos a oportunidade de testar esse equipamento que chegará ao Brasil (foto 2), o que nos permite fazer alguns comentários a respeito. Tanto em relação aos pontos positivos quanto ao que ainda precisa ser melhorado no equipamento em questão.

  • Os principais pontos positivos são: 
  1. É realmente atraente um aplicador sem agulha!
  2. Este equipamento tem um orifício, por onde sai a insulina, mais fino que a mais fina das agulhas, de apenas 0,17mm.
  3. Em três aplicações, com a dose máxima que comporta, 30 unidade, o procedimento se mostrou bastante confortável, praticamente indolor
  • Entre os pontos que ainda precisam ser melhorados estão:
  1. Para armar a mola do aplicador, o que deve ser feito antes de cada aplicação, é necessário um instrumento de dimensões relativamente grandes (~20 cm), tornando o equipamento menos portátil que as canetas de insulina.
  2. Para a aplicação de insulina acontecer corretamente, com toda a insulina penetrando a pele, o dispositivo precisa estar em 90 graus precisos à pele. Foi possível verificar que isso depende de prática e que a aplicação em locais de acesso mais difícil, como região posterior do corpo, pode ser impraticável. Portanto, aos futuros usuários do equipamento é interessante praticar muitas vezes com soro, já que se nem toda a insulina penetrar a pele, fica difícil saber quanto vazou para poder corrigir. 
  3. A ampola, onde se coloca a insulina a ser injetada, tem marcações a partir de 5 unidades de insulina, até 30 unidades de insulina. Portanto, para se tomar menos de 5 unidade seria necessário outro método e para se tomar mais de 30, seria necessário mais de 1 procedimento.

Algumas outras informações importantes sobre o equipamento são:
  • A previsão de custo do kit inicial, que vem com o aplicador e uma quantidade limitada de descartáveis, está entre 1200 e 1500 reais.
  • Os descartáveis que deverão ser adquiridos mensalmente são: as ampolas (onde se coloca a insulina, e que o fabricante recomenda a troca a cada aplicação) e o adaptador (que serve para conectar o frasco de insulina à ampola, e que deve ser trocado ao final de cada frasco de insulina). Ambos com custo unitário anda não divulgado. 
  • Inicialmente será comercializado somente na Grande São Paulo, diretamente pela empresa representante no Brasil (que enfatiza que o produto é utilizado na Alemanha desde 2001).

Agora é esperar que mais pessoas vejam, testem e comentem o produto. Talvez para muitos já habituados às canetas de aplicação ou bombas de insulina, a novidade não surpreenda tanto. Aos recém diagnosticados, e os que vêem a presença de agulha como um obstáculo às aplicações diárias de insulina, ou múltiplas-aplicações, os jet-injectors podem ser uma alternativa.

Leia, ainda:

Dicas úteis para aplicação de insulina


E insulina sem agulha, é possível?


Agulhas de insulina se tornarão invisíveis?


Medindo a glicemia sem precisar furar o dedo


INSULINA INALÁVEL, SERÁ QUE AGORA DARÁ CERTO?

Comentários

  1. Pelo que entendi no seu post voce mesmo testou o aplicador??? como vc conseguiu? Teve que comprar?

    ResponderExcluir
  2. Cara Julyana,
    Pudemos testar porque o equipamento já está aprovado, mas a empresa responsável ainda está aguardando receber a importação para iniciar a venda no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mark,
    Escrevo para informar que a Caneta Safe-Inject, para aplicação de insulina sem agulhas, já está no Brasil e será lançada comercialmente agora no final de março.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se foi verificado o aparecimento de lesões nos locais de aplicação, e se é possível afirmar que seria vantajoso para aqueles que apresentam quadros de lipodistrofia ou lipohipertrofia por conta das multiplas aplicações com agulhas.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela interessante pergunta Ana Paula!
    Há publicação de um estudo de caso, em um indivíduo do sexo feminino, que apresentava lipoatrofia, com perda importante do tecido adiposo nos locais de aplicação de insulina com seringa. Essa pessoa passou então a utilizar um equipamento Jet Injector para a aplicação e após 8 meses as regiões afetadas estava se regenerando e os locais de aplicação com o Jet Injector não apresentavam esse tipo de alteração tecidual.
    http://care.diabetesjournals.org/content/19/3/255

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber de alguem que esperimentou o aplicador sem agulha para saber se é mesmo melhor que com agulha. Não fica dolorido? Vermelhidão? Ematomas?

    ResponderExcluir
  7. Pelo fato de o aplicador estar chegando agora no Brasil, ainda não temos relato de pessoas que usam há muito tempo. Porém, fazendo algumas aplicações teste com o mesmo, no meu caso, não senti dor nem durante, nem após a aplicação, e não tive qualquer alteração na pele, no local da aplicação.

    ResponderExcluir
  8. Olá. Eu vou no exterior agora para a Europa e gostaria de saber como adquirir este tipo de caneta no exeterior? É possível comprar nas farmácias. Eu pesquisei pela net e não achei fornecedores onde posso comprar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos