Pular para o conteúdo principal

6 pacientes DM1 sem insulina por mais de 3 anos... estão curados?

O grupo da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - USP tem, desde 2003, realizado procedimento denominado Transplante Autólogo de Células Tronco Hematopoéticas em Pacientes com DM1 Recém-Diagnosticado”. Tal procedimento tem aparecido na mídia  de forma recorrente no Brasil, assim como em outros países. As razões para isso são o desenvolvimento de uma nova metodologia e os resultados espetaculares atingidos. Entre eles, o que mais chama a atenção é a não necessidade de insulina por 40 a quase 80 meses (até o momento) após o procedimento, em pessoas que tiveram o diagnóstico de diabetes do tipo 1!





Entretanto, os coordenadores da pesquisa enfatizam que não se trata de cura, mas de uma terapia. Além disso, é importante saber que existe uma série de critérios para poder se submeter a esse tipo de procedimento e que, por se tratar de um procedimento com imunossupressão, tem riscos. Segundo os pesquisadores, mais importante do que a não necessidade de insulina nesses pacientes, é a preservação de parte das células betas (produtoras de insulina) do pâncreas. O total de pacientes que se submeteu ao procedimento é de 25 e, apesar de apenas 6 estarem sem necessitar aplicação de insulina até o momento, os demais necessitam de uma quantidade muito menor de insulina, sendo, em geral, suficiente 1 aplicação de insulina ultra-lenta por dia.


A importância de se preservar células beta é se conseguir um controle glicêmico melhor e mais estável e reduzir o risco de complicações crônicas. Mas conhecendo então esses ótimos resultados, vejamos abaixo quais os critérios de inclusão de um paciente na pesquisa, seguidos do detalhamento do procedimento:

  • Menos de 3 meses de diagnóstico
  • 12-35 anos de idade
  • Presença de anti-GAD (anticorpo mais comum em quem tem diabetes tipo 1)

  1. Coleta de células hematopoiéticas no sangue (após 2 dias de medicação que estimula a liberação dessas células-tronco)
  2. 5 dias de imunossupressão (acontece uma espécie de destruição do sistema imune, incluindo a eliminação dos anticorpos que levaram ao ataque das células do pâncreas)
  3. As células tronco hematopoiéticas coletadas são reinfundidas para que o sistema imune seja refeito

Portanto, as células-tronco em questão não produzem novas células do pâncreas, mas sim células do sistema imune, que é totalmente destruído durante o procedimento, para que seja refeito com a infusão das células-tronco do próprio indivíduo. Assim, as células beta do pâncreas que não haviam sido destruídas deixam de sofrer ataque do sistema imune antigo. Contudo, é possível que algumas pessoas voltem a necessitar aplicar insulina porque: 1) grande parte das células beta do pâncreas já haviam sido destruídas antes do procedimento; 2) ou porque o pâncreas voltou a ser atacado após o procedimento.

Veja o depoimento dessa jovem que passou pelo procedimento, publicado no site da SBD:

  • Isabela Julião, 17 anos, estudante, fez o transplante em 2006, após três semanas de diagnóstico do diabetes.

“Foi muito bom fazer o transplante porque tomei insulina menos de um mês. Me sinto até melhor do que antes. O tratamento foi um pouco doloroso, mas, tirando isso, tudo ótimo! Sou de Ilhabela (SP) e agora estou estudando em Campinas (SP). Fiquei quase três meses em tratamento, em Ribeirão Preto. De vez em quando, volto para fazer exames. Valeu a pena!” 

Se você acredita que está dentro do perfil e tem interesse em se submeter ao procedimento, um dos coordenadores do estudo deixa seu contato:  Dr. Eduardo Couri, e-mail: ce.couri@yahoo.com.br


Veja também: 

Comentários

  1. Fiquei muito feliz c/essa oportunidade de tratamento. Queria saber se ja existem pacientes mais jovens, meu filho de 4 anos foi diagnosticado recente e está passando pela chamada fase de lua de mel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Falhou a Bomba de Insulina? Saiba o que fazer!

Isabela Calventi Cada vez mais pessoas usam bombas de infusão de insulina , seja por indicação médica, seja por opção própria. As bombas se mostram bastante confiáveis, mas, por serem equipamentos eletrônicos, também podem apresentar alguma falha.  Accu-Chek Combo www.accu-chek.com/microsites/combo/about-insulin-pumping.html Há tanto falhas resultantes do mau uso da bomba quanto aquelas ocasionadas pelo desgaste do equipamento. Algumas delas são fáceis de resolver, outras dependem de assistência do fabricante. O fato é que sempre se deve levar consigo uma seringa ou caneta de aplicação com insulina ultrarrápida , caso a bomba pare de funcionar.  As bombas atuais, quando detectam alguma falha no sistema, geralmente apresentam avisos de erro no visor. Caso isso aconteça com você, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante através do 0800 (Medtronic: 0800 773 9200 ou atendimento.diabetes@medtronic.com , Roche/Accu-Chek:  0800 77 20 126).  Medtronic Veo

Você usa a PILHA certa na sua BOMBA de INSULINA?

Por Mark Barone Há muitas dúvidas sobre esse assunto, especialmente em relação à pilha usada nas Bombas de Insulina da empresa Medtronic . Fomos, então, buscar respostas nos sites e Blog internacionais da empresa, além de termos entrado em contato com a gerência da área de diabetes da empresa no Brasil. As principais conclusões encontradas estão abaixo. www.medtronicdiabetes.com/customer-support/device-settings-and-features/utility-settings/battery Use sempre uma moeda para abrir o compartimento da pilha (o uso de facas ou outros materiais pontiagudos pode danificar a bomba). A duração média da pilha é de 1 semana (pode variar dependendo das funções que estiverem ativadas). Muitos relatam que a pilha chega a durar de 2 a 3 semanas, mas a empresa, provavelmente por motivos de segurança (a fim de não superestimar a duração da pilha e, com isso, evitar que o usuário fique sem pilha reserva), informa semana. Tenha sempre pilhas novas em casa e não deixe de leva-las

Cuidando do DIABETES e fazendo VESTIBULAR / ENEM / CONCURSO

Estou aqui para contar um pouco da rotina de quem tem diabetes em meio aos vestibulares. A ideia de ficar muito tempo sentado, pensando, resolvendo questões já é, por si só, incômoda. Somemos a isso o fato de que você não pode usar celular – sequer relógio, em muitos! -, é fiscalizado até quando vai ao banheiro…  É um estresse muito grande! http://educacao.uol.com.br/album/2012/06/25/dez-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-enquanto-estiver-estudando.htm#fotoNav=10 Como se já não bastasse, eu, prestando vestibular, tenho diabetes. Então, o cuidado precisa ser ainda maior. Além dos cuidados necessários que todo candidato tem com a prova – além de estudar, separar documentos, lápis, borracha, local de prova… – preciso me  preocupar, também, com a glicemia! Normalmente, as provas dos grandes  vestibulares  – Fuvest, Unicamp, Unifesp, Unesp, ITA, ENEM… – acontecem no horário de almoço de muita gente, e  duram muito tempo – cerca de quatro, cinco horas.  Então, a última coisa que pos