Refrigerante e bala nos dedos também podem alterar a glicemia

Devido ao fato de outra postagem ter sido de grande interesse da nossa comunidade, continuaremos discutindo o assunto. Dessa vez estamos postando os resultados de uma pesquisa cujo resumo foi apresentado no Congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA), em 2010, em Orlando.


Como muitos comentaram, o resíduo de alimentos nos dedos pode alterar o resultado da glicemia. Seja devido ao açúcar presente nas frutas descascadas (postagem anterior), seja o açúcar da bala que foi desembalada e consumida para corrigir uma hipoglicemia. Por isso, nada melhor que lavar as mãos antes de fazer a ponta-de-dedo.

Por outro lado, muitos usam o álcool (algodão com álcool, álcool swab ou álcool gel) para fazer a assepsia (desinfetar os dedos a fim de evitar micróbios). Na última postagem os autores alegam que passar o álcool não é suficiente para eliminar o açúcar das frutas que foram descascadas, que pode interferir no resultado da ponta-de-dedo. Segundo eles, só lavando as mãos mesmo. Contudo, no congresso da ADA do ano passado os pesquisadores Mahoney e colaboradores, da Califórnia, apresentaram resultados sugerindo que o uso da marca da álcool gel mais popular dos EUA, Purell®, não altera o resultado da ponta-de-dedo, e é eficiente mesmo se usado após a mão ter sido molhada com refrigerante açucarado (no caso Coca-cola®).


Condição do dedo testado
número
Glicose, Média (desvio), md/dl
Dedo lavado com água e sabão
 34
 100.6 (16.5)
Dedo após álcool gel
 34
 103.6 (17.1)
Dedo após refrigerante
 15
 182.9 (102.8)
Dedo com álcool aplicado após refrigerante
 34
 103.8 (17.4)


Portanto, ainda ficam algumas dúvidas. Será que todas as marcas de álcool gel são eficazes para eliminar os resíduos de alimentos, ou pelo menos a interferência no resultado da ponta-de-dedo causada por eles? Será que esse resultado pode ser estendido a resíduo de outros alimentos, ou só para resíduos de Coca-cola®? Será que no caso dos resíduos das frutas descascadas o uso do álcool gel não teria o mesmo efeito insuficiente que teve o uso do álcool swab? De qualquer forma uma coisa já temos certeza, apesar do álcool ajudar na desinfecção e talvez também contribuir para a eliminação dos resíduos de açúcar nas mãos, lava-las (e seca-las também) é a forma mais acertada de garantir o resultado preciso da ponta-de-dedo

Fonte: JOHN J. MAHONEY, JOHN M. ELLISON, CAROLINE CHU, SANTHANAGOPALAN NANDAGOPALAN, DAVID A. PRICE, JUAN P. FRIAS. Use of an Alcohol-Based Hand Sanitizer Did Not Affect Readings from a Blood Glucose Monitoring System. American Diabetes Association Congress, Orlando, FL, 2010. Painel número: 518-P

Leia também:

Glicemia alta pode ser resultado de não lavar as mãos!!!



Sinto como está minha glicemia! Medir para quê?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?