Será que você se aplica a quantidade certa de insulina?

Como sabemos, aplicar a quantidade certa de insulina é fundamental para se ter um bom controle glicêmico. A surpresa é que a maioria das pessoas com diabetes tipo 1 (64%) comete erros na dose aplicada de insulina pré-refeição.


Pesquisadores finlandeses fizeram a pesquisa com 331 voluntários com DM1, que mediram a glicemia aproximadamente 2 horas após a refeição. Destes, apenas 36% estavam com a glicemia dentro dos níveis desejados (23% estavam em hipoglicemia e 41% em hiperglicemia).

E essa não é a primeira pesquisa que alerta sobre isso. Em pesquisas anteriores já havia sido mostrado que muitas pessoas com diabetes subestimam a quantidade de carboidrato de suas refeições, com medo de terem hipoglicemia, e acabam tendo hiperglicemia pós-prandial.

É verdade que manter a glicemia estável não é fácil para quem tem diabetes tipo 1. De qualquer forma, sabemos da importância de mante-la, durante maior parte do tempo, controlada. Para isso, nada melhor do que conversar com seu médico e nutricionista e aprender mais sobre diabetes em geral, os efeitos da atividade física sobre a insulina e contagem de carboidratos.

Quanto melhor você souber ajustar suas doses de insulina de acordo com sua alimentação e rotina, mais bem sucedido e tranquilo será seu controle.

Comentários

  1. É uma pena que só agora, que estou apreendendo mais sobre o diabetes, apesar dos avanços dos estudos, pesquisas etc, existe ainda muitas pessoas com poucas informações a respeito dessa doença catatrosfica que leva realmente a morte do individuo. Não só precisamos da informação dos cuidados,mas, de um acompanhamento psicológicode e em atividades ocupacionais que nos devolvam a alto estima não como doentes,mas, como seres humanos capazes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?