Será que você se aplica a quantidade certa de insulina?

Como sabemos, aplicar a quantidade certa de insulina é fundamental para se ter um bom controle glicêmico. A surpresa é que a maioria das pessoas com diabetes tipo 1 (64%) comete erros na dose aplicada de insulina pré-refeição.


Pesquisadores finlandeses fizeram a pesquisa com 331 voluntários com DM1, que mediram a glicemia aproximadamente 2 horas após a refeição. Destes, apenas 36% estavam com a glicemia dentro dos níveis desejados (23% estavam em hipoglicemia e 41% em hiperglicemia).

E essa não é a primeira pesquisa que alerta sobre isso. Em pesquisas anteriores já havia sido mostrado que muitas pessoas com diabetes subestimam a quantidade de carboidrato de suas refeições, com medo de terem hipoglicemia, e acabam tendo hiperglicemia pós-prandial.

É verdade que manter a glicemia estável não é fácil para quem tem diabetes tipo 1. De qualquer forma, sabemos da importância de mante-la, durante maior parte do tempo, controlada. Para isso, nada melhor do que conversar com seu médico e nutricionista e aprender mais sobre diabetes em geral, os efeitos da atividade física sobre a insulina e contagem de carboidratos.

Quanto melhor você souber ajustar suas doses de insulina de acordo com sua alimentação e rotina, mais bem sucedido e tranquilo será seu controle.

Comentários

  1. É uma pena que só agora, que estou apreendendo mais sobre o diabetes, apesar dos avanços dos estudos, pesquisas etc, existe ainda muitas pessoas com poucas informações a respeito dessa doença catatrosfica que leva realmente a morte do individuo. Não só precisamos da informação dos cuidados,mas, de um acompanhamento psicológicode e em atividades ocupacionais que nos devolvam a alto estima não como doentes,mas, como seres humanos capazes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de Laranja? Cuidado!!!

Pâncreas Artificial, uma realidade! Como faço para ter um?

Hemoglobina Glicada (A1C ou HbA1c) para controle e diagnóstico do diabetes